quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Filé com cogumelos na manteiga

Para compensar a falta de gordura da receita anterior, aqui vai uma bomba.

Ingredientes

  • 500g a 700g de filé mignon fatiado para bifes
  • 1 bandeja de cogumelos brancos in natura
  • 1/2 cebola picada
  • 100g de manteiga
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Óleo para fritura
  • Sal, páprica vermelha e herbes de provence a gosto

Modo de preparo

Corte os cogumelos em fatias de meio centímetro e coloque-os em uma panela com água, duas colheres (chá) de sal e o caldo de carne. Esquente a panela até a água ferver e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Tempere o filé mignon com sal e e uma camada generosa de páprica. Frite os bifes normalmente, só usando um pouco mais de azeite do que seria aconselhável, para sobrar na frigideira.

Depois que os bifes estiverem prontos (é legal separar em um prato tapado ou deixar no forno, para não esfriarem), refoque a cebola com herbes de provence na mesma frigideira, aproveitando o caldo dos bifes. Quando as cebolas dourarem, acrescente os cogumelos já fervidos e a manteiga. Deixe refogar até o caldo ficar uniforme.

Espalhe os cogumelos com o caldo da frigideira sobre os bifes e sirva com arroz branco.

Frango com champignon e alecrim

Uma receita light. Sério. Não vai NADA de gordura além do óleo de oliva (cru) e da gordura do frango (sem pele). Mas não fica sem gosto, que é o normal da comida light.

Ingredientes

Modo de preparo

Corte o frango em fatias finas, tempere com sal e pimenta e reserve. Coloque uma camada fina de água em uma frigideira grande - durante o preparo, a frigideira pode secar várias vezes; sempre que isso estiver para acontecer, acrescente mais água para deixar sempre uma camada fina do caldo no fundo. Quando a água ferver, refogue o alecrim e a cebola até o alecrim começar a soltar o cheiro. Acrescente os tomates e o champignon e deixe refogar até o caldo ficar avermelhado, mexendo de vez em quando.

Coloque as fatias de frango no fundo da frigideira em etapas, para que não fiquem empilhadas e deixem espaço para os temperos. Deixe cozinhar dos dois lados, até que as fatias fiquem totalmente brancas (vale a pena cortar algumas delas para garantir que não estão cruas por dentro). Sempre que uma rodada de frango estiver pronta, coloque as fatias em um prato e derrame um fio de óleo de oliva sobre elas.

No fim, espalhe o caldo da frigideira com todos os temperos sobre o frango, e sirva com arroz branco.



* Não sei o tamanho de um galho de alecrim DE VERDADE, estou falando dos galhos que vêm nas bandejas que vendem no Zaffari, que têm uns 15cm.

Torradas com creme de tomate

Um aperitivo, para variar. Inventei isso como uma alternativa ao pão com alho, que a Taís não come, e a gente viciou.

Ingredientes

Utensílio especial: aparelho de caipirinha

Modo de preparo

Corte o pão em fatias mais ou menos da espessura de um dedo. Pique bem as cebolas, coloque no aparelho de caipirinha e esmague até soltar um pouco do caldo. Separe as sementes e a parte de dentro (a mais cremosa) do tomate, misture com as cebolas e esmague bem, até o tomate virar uma pasta. Pique bem a parte de fora do tomate, com as cascas. Quando estiver picado, é a hora certa de ligar o forno em 250 graus (tá, ninguém acredita nisso, então é forno médio) para preaquecer. Misture o tomate no aparelho de caipirinha e esmague bem. O resultado deve ser uma pasta rosada com pedacinhos de cebola e tomate.

Coloque uma camada de óleo de girassol que cubra a mistura, um fio de óleo de oliva e, mais uma vez, esmague tudo até misturar bem. Tempere com sal e orégano a gosto e misture com o esmagador (para acertar o ponto do tempero tem que experimentar, e é bom saber que depois de assado o creme fica um pouco mais salgado do que na hora de temperar).

Com uma colher, espalhe uma camada grossa do creme sobre as fatias de pão. Ponha as fatias lado a lado numa assadeira e leve ao forno. Deixe assar até o pão começar a tostar e/ou o creme perder a aparência de "cru" - não faço idéia do tempo que leva, sempre fiz no olho, mas acho que dá uns 10 minutos.



* Tomate médio: um tomate normal grande, mas não tão grande quanto um tomate gaúcho.