domingo, 8 de agosto de 2010

Dois aperitivos simples

Tá, nenhuma das duas é uma receita DE VERDADE, mas vá lá. Aperitivos e comidas pra beliscar com ceva são sempre bem-vindas e melhores que aquele pacote de Ruffles meio amolecido que tava esquecido no armário.


Salsichas com queijo

- Quatro salsichas bock
- Queijo muzzarela em fatias

Cozinhem as salsichas só na água, até quase estourarem. Coloquem num prato e cortem em fatias de mais ou menos 1cm. Espalhem as fatias pelo prato e coloquem o queijo muzzarela por cima, até cobrir tudo com umas duas ou três camadas de queijo. Levem ao microondas em potência alta até o queijo derreter.


"Nachos" com requeijão

- 1/2 pacote de Doritos vermelho
- 4 colheres de requeijão

Coloquem os nachos Doritos em um prato fundo. Espalhem o requeijão por cima e levem ao microondas por mais ou menos 1 minuto, até o requeijão escorrer.


Tá, ok, são meio óbvias mas enfim. A relação trabalho/sabor compensa bastante.

sábado, 7 de agosto de 2010

Gemas mexidas

Ok, para aproveitar as gemas do Mousse de Chocolate da Fafá, segue uma idéia rápida (inventei agora, mas ficou MUITO bom):


- 4 gemas
- 1 salsicha bock
- 1/2 cebola (não muito grande)
- 1/2 tomate (não muito grande)
- Um pedaço pequeno de muzzarela de búfala
- Sal, pimenta preta e azeite de oliva a gosto

Corte a salsicha pela metade no comprimento e as metades em fatias finas. Corte o queijo nas fatias mais finas possíveis. Pique a cebola e o tomate em pedaços pequenos. Misture tudo com as gemas usando um garfo e coloque em uma frigideira pequena ou panquequeira.

Acrescente sal e pimenta a gosto e um fio de azeite de oliva e leve ao fogo baixo, mexendo devagar até começar a formar uma crosta.

A porção fica pequena, mas sempre dá pra comer com um pão ou como aperitivo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

mousse de chocolate perfeito da Fafá

primeira coisa: não me acostumo a dizer A mousse, desculpem.

SPOILER: vou falar de leite condensado. não vai na dita receita, mas será mencionado.

então, mais uma vez chamo uma receita de perfeita (= vencedor, enfim). esse tb tem uma bela história.

NO MEU ENTENDER, mousse tem q ser AERADO e cremoso. mais ou menos como ficam os de maracujá - mas vcs sabem, mousse de fruta ácida é a maior BARBADA pq a acidez talha o creme de leite e (de alguma forma muito fantástica) FIRMA o leite condensado, é genial. DAÍ QUE esses mousses só precisam do suco ácido, creme de leite e leite condensado.

e lá estava eu, insatisfeita com as receitas de mousses de chocolate que eu vinha tentando, pq ORA pareciam pudim, ORA mingau etc, quando resolvi me aproveitar do poder das mídias sociais e apelei no twitter, perguntando se alguém teria uma receita perfeita de mousse de chocolate. e a nossa gloriosa Fafá me mandou este email, confiante. só ela me respondeu mas bastou pq de fato ERA perfeito.

Fafá é minha amiga da fabico, namorada do Ricardo, foi ela q fez pra mim aquele bolo de aniversario q está no meu orkut (2003 feelings).

ok, voltando. eis a receita dela (q é da mãe dela, na verdade) e em azul minhas observações:


Mousse de Chocolate

Ingredientes:
-3 barras* de chocolate ( 1 meio amargo, 1 ao leite e 1 crocante**) por mim seriam todos meio amargos
-1 lata de creme de leite*** (temperatura ambiente -  obs pq tem gente que coloca na geladeira)
- 4 claras (temperatura ambiente) por isso q é bom fazer junto com uma carbonara =D
- 2 colheres de açucar para cada clara eu dispensaria - Fafs diz q estou MACULANDO a receita da mãezinha dela

Modo de Preparo

- Derreter  o chocolate em "banho maria" ensinei Fafá a fazer isso no microondas: 30s e mexe, aí mais 20s e mexe, e assim vai até q tudo derreta****
-  Quando o chocolate estiver derretido acrescentar o creme de leite. Vai misturando sem se preocupar pq vai parecer q vai dar tdo errado, mas depois fica bonito :)
- Bater as claras e depois ir acrescentando aos poucos as colheres de açucar (Claras em neve)
- Misturar as claras em neve com a mistura de chocolate e creme de leite***** (a mistura com chocolate tem q estar fria já)

colocar na geladeira por umas 4h.

* como esta receita é do tempo em que todas as barras tinham 200g, antes desse OBA-OBA de uma marca ter 170g, outra 180g... usemos 200g como referência. 

** crocante é um que tem escrito "crocante" mesmo, ou algum que tenha coisas crocantes feitas de açúcar (tipo diamante negro), porque tem que ser uma coisa que não AMOLEÇA por estar em contato com o creme, tipo crunch, cuja crocância se deve a flocos de arroz que absorvem o líquido do creme e amolecem.

*** creme de leite SEM soro. Fafs não escreveu na receita mas no dia que fizemos juntas eu presenciei ela tirando o soro. dica: guarde o soro pra substituir algum líquido em receitas de bolo, pão, sopa, molho.

**** no microondas não é banho-maria, é só o chocolate mesmo. dá pra colocar ele todo picado no próprio recipiente final. aí põe lá 30s e mexe, etc. quando tiverem sobrado não-derretidos só os meios de cada pedacinho, não volta pro microondas. é só seguir mexendo q o calor do resto vai acabar derretendo estes pedaços. como não sei se ficou claro, reforço: tanto em banho-maria como direto no microondas, sempre colocamos o chocolate todo picado.

***** isso vale pra qq receita em que tenhamos que misturar claras em neve no final: MISTURAR NÃO É BATER. é com delicadeza, pro ar todo que entrou nas claras (quando batemos em neve) não sair e todo o efeito NEVE (o CARÁTER aerado da coisa) morrer.

VALE LEMBRAR q JAMAIS devemos colocar essas coisas no congelador na tentativa de apressar o processo. o q acontece é q as coisas gelam ERRADO, tipo gelatina fica crespa e bizarra, mousses viram um BLOCO de concreto q vai derretendo e ficando liquido, enfim, é fracasso certo. a pressa é inimiga da perfeição: mantra da cozinha.