Há muito tempo eu decidi que os hambúrgueres Sadia (ou similares) simplesmente não valiam o esforço e comecei a preparar a carne eu mesmo. No começo eu colocava vários temperos, incluindo ovo e tomate, mas aos poucos fui tirando tudo e deixando só a carne. A última receita é essa:
Ingredientes
- 500g de carne moída (notas abaixo)
- Caldo de carne líquido (assim que eu achar um bom substituto caseiro, edito a receita)
- Sal e pimenta preta
A carne
Para quem não quer se incomodar, a "Carne Moída de Primeira" do Zaffari até serve. O problema é que ela não tem tanto sabor ou SUCULÊNCIA quanto uma carne escolhida e moída na hora. O melhor é ir num açougue, escolher um pedaço de carne e pedir para moer.
O ideal é alguma carne que tenha gordura por fora. As carnes magras costumam ficar mais secas, e a gordura externa dissolve mais rápido. Minha última tentativa (recomendada) foi Coxão de Dentro, mas ainda tenho que experimentar fazer com Maminha.
Preparação
Em uma tábua, estenda a carne como se fosse uma massa de pizza, até ficar com 1cm de espessura. Tempere toda a superfície com sal e pimenta (pra quem não gosta de experimentar carne crua, a carne estendida é o modo mais VISUAL de saber a quantidade de tempero). Pingue gotas do caldo de carne por toda a superfície da carne. Enrole tudo novamente, começando pelas bordas, até formar uma bola, e amasse tudo com as mãos por uns cinco minutos para distribuir bem o tempero. Corte a carne em 4 pedaços iguais e forme uma bola com cada um deles.
Para fritar, esquente uma frigideira sem óleo, coloque a bola no centro e aperte com uma espátula até ela ficar na forma de um disco com um dedo de espessura. Frite em fogo baixo, furando de vez em quando para ver se não está cru por dentro.
As bolas prontas podem ser congeladas, mas é preciso descongelar bem antes de fritar.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário