como ainda estou saudosa lembrando diariamente deste risottinho de cogumelos que fiz há duas semanas, quis usar ele como a primeira "receitinha" pra Anita, já que é simplérrimo e ao mesmo tempo DIVINAL (como dizem nos blogs de comida portugueses), e o noivo vai achar que ela fez um curso só pra isso uhauhauhauhauh
então assim:
ingredientes (oh q chic eu escrevendo isso)
tipo 4 col óleo (só para refogar)
1 cebola BEM grande, ou 2 menores
1 bandeja de cogumelos frescos daqueles brancos ou rajados (não sei o nome)
1 pacotinho de cogumelos secos tipo chilenos (é o chamado funghi secchi... não sei se além do chileno vendem outro seco por aí)
2 xic de arroz arbóreo
1 col sopa sálvia (pode ser seca como vendem no super, ou fresca se tu tiver ela plantada)
umas 3 col sopa de manteiga (mas tem q ser manteiga mesmo pq margarina é veneno)
umas 6 col sopa de parmesão ralado
sal
modus preparandi
"lembrando sempre que, assim como com suflê e massas, as pessoas podem esperar pelo risotto mas o risotto não pode esperar pelas pessoas" uhauhauhauhauh (essa é uma das máximas culinárias)
um tempinho antes de começar a função (30 - 60 min) coloca o cogumelo seco de molho em água potável.
piquemos os cogumelos frescos em LÂMINAS (eu prefiro lâminas, há quem prefira cortar em 4 com um corte de +) e a cebola em meias rodelas finas. pra picar em meias rodelas a gente faz um corte no seu sentido vertical* e depois muitas** fatias no outro sentido***.
* essa é a parte "meias"
** essa é a parte "finas"
*** essa é a parte "rodelas"
numa panela grandinha, de preferência a que tiver mais circunferência, põe o óleo e deixa esquentar um pouquinho, junta a cebola e refoga. quando estiver como tu gosta, coloca os cogumelos frescos, dá uma mexida básica, se estiver grudando no fundo pinga um pouquinho de água e tampa. esses cogumelos são tipo camarão, se cozinhar muito vira borracha, então uns 2 ou 3 minutos tá ótimo pra eles.
pode tirar a panela do fogo pra essa operação se tu não te garantir na habilidade: tira os cogumelos desta panela pra um prato ou similar, tentando deixar um pouco da cebola na panela. os cogumelos tu "reserva" e a panela volta pro fogo.
ali tu junta o arroz , a sálvia, o sal, dá uma refogada e na hora em que tu colocaria a água, tu coloca a água onde o cogumelo seco estava de molho! tcharam! essa é a moral de qq risotto: colocar uma água com gosto de alguma coisa.
essa água tu vai colocando aos poucos, dando umas mexidas... ela vai secando e tu vai colocando mais... tudo muito na manha. lá pela metade da água tu pode derramar os cogumelos hidratados junto pra eles cozinharem um pouco tb.
pra saber o ponto eu vou experimentando o arroz (meu método pra saber do sal tb). ele tem q ficar parecendo meio cru, a velha história do al dente. mas MEIO cru só no meio do grão. isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos.
quando chegou neste ponto ele tem que estar com umas aguinhas ainda, não pode ter secado. aí tu desliga, volta os cogumelos reservados pra panela, coloca a manteiga, mexe, coloca o queijo ralado e mexe bem e VOILÀ!
nessas mexidas finais a gente vê se o arroz passou do ponto. se tudo se transformar num patê depois da mexida, é pq passou =P.
bom, desejo sucesso e acho que eu vou fazer o risotto este findi tb...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
amei! explicação do nível "cooking for dummies"!!
"cogumelo seco de molho em água potável"??
naaao, anita! coloca no vinho branco. sua kitchen dance floor vai ficar muito mais alegre!
antes tarde do que nunca: fiz a versao com o vinho branco e achei que nao combinou com a VIBE TERROSA dos cogumelos.
anyway, testando e adequando a cada paladar =)
Postar um comentário