segunda-feira, 24 de março de 2008

carne com cerveja RELOADED

assim ó.

daquela feita que meu pai comentou minha carne com cerveja dizendo "percebi que o bacon não estava milimetricamente fatiado", combinamos que na minha ida seguinte ao seu lar ele faria a carne pra eu poder acompanhar o processo.

foi o que rolou neste sábado à noite.

cá está o segredo dele pra ter bacon milimetricamente fatiado. diz ele que a grossura fica entre 1,2mm e 1,3mm. este é o meu pai =)

fora isso, estou RELOADING totalmente a receita, conforme ele fez e diz que é a original:

tipo 1kg de filé mignon
2 tubos de mostarda daqueles do tamanho corriqueiro - eu diria q dá uns 500g
2 caixas deste bacon aí
umas pitadas de sal
1 cerveja preta pequena
1 cerveja branca (?) pequena

ele pegou o filé e colocou dobrado tipo um V pra caber no seu PIREX oval santa marina, mas estendam conforme couber nos seus pirexes.

tapou todo o filé com a mostarda, fica uma super camada, não hesitem nem esparramem pra fora da carne. aqui vêm umas pitadas de sal, pq segundo ele "hoje em dia" o bacon não é mais tão salgado.

após, tapou toda a mostarda com as fatias de bacon. ressaltou a importância de não deixar mostarda à mostra nesta etapa, pra tudo não desandar na hora de regar.

aí veio a hora da cerveja, totalmente diferente da receita postada por mim antes: ele já jogou as duas cervejas inteiras ali no prato nesta hora. diz ele que a tradição manda fazer jorrarem as duas ao mesmo tempo, uma de cada lado e tal, aquela coisa teatral, mas ele colocou uma de cada vez. mirando a VAZÃO no prato e não na carne, pra não destruir tudo.

e aí, forno a mil.

perguntei a temperatura e ele disse que não sabia.

- mas vê ali no botão do fogão o numerinho
-AHHAHAHAHAHAHAHAHAH e tu acredita nisso??

claro q não acredito mas tenho uma esperança de que todos os fogões sejam desregulados parecidamente... enfim, o numerinho dizia 260-280 graus celsius. mas meu pai disse que é "fogo alto" até as bordinhas do bacon começarem a virar. isso levou 30 minutos pra acontecer, aí ele baixou o fogo e começou a regar o filé cuidadosamente (pra não derrubar os bacons) com a cerveja a cada 15 minutos.

depois de um tempo, tudo começa a se desmanchar mesmo, o bacon cai e tal. mas nessa hora tu não pode mais enxergar mostarda embaixo dele, senão - diz meu pai - é sinal de que desandou tudo e o gosto não vai ser o mesmo.

depois de mais ou menos 2h30 de forno, cervejas + mostarda + sucos da carne devidamente transformados pelo tempo num caldo grosso, ele serviu. fantástico! mas tenho certeza que outras carnes se prestariam até melhor do que o filé.

no fim sobrou muito pouco da carne, éramos 7 + minha sobrinha e tinha vários acompanhamentinhos, mas nada embuchante... tipo se for só a carne e um carboidrato tipo arroz ou batata, acho que esse tanto dá pra 5 ou 6 pessoas.

sucesso!

2 comentários:

Anônimo disse...

Teu pai é massa

Anônimo disse...

uau.. que delicia. Deu agua na boca!!!

Maysa