Mostrando postagens com marcador chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador chocolate. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 2 de maio de 2011

chocolate quente vencedor reloaded

Acabei de fazer chocolate quente afinal, FOI A TARDE MAIS FRIA DO ANO, segundo a Zero Hora, como se esse não fosse o andar normal da natureza - seria notícia se fosse DEZEMBRO.

Enfim, como diz minha amiga @CCICorp, ninguém sabe viver as temperaturas adequadamente nesta cidade, e ao menor vento (tipo hoje) vamos todos vestir PALAS e fazer sopa. Ou chocolate quente.

Pois bem, fiz essa versão melhorada daquela, e agora este é o novo vencedor:

  • uma barra de Hershey's meio amargo (130g)
  • 400ml (2 xícaras) 1 litro de leite
* ok, depois de ter que tomar uns chás de boldo, devo dizer que talvez vocês queiram diminuir a proporção de chocolate já ajustei ali pra proporção que funcionou lindamente e tenho feito sempre.
    Curiosidade:
    Você sabia que Hershey's é o único chocolate desses vendidos no super que NÃO TEM GOSTO DE VACA, segundo as minhas frescas sensíveis papilas gustativas?

    Mesmo método daquele:
    1. piquei toda a barra de chocolate ANTES de abrir seu INVÓLUCRO, aí não sujei mãos nem desperdicei farelos
    2. coloquei o leite numa panela (minha tia não tem leiteira, fracasso) e esta no fogo
    3. cortei o dito invólucro do chocolate num lado apenas e joguei o chocolate no leite
    4. quando começou a ferver mexi bem com aquele artefato tipo de arame (FOUET) pro chocolate dissolver bem
    5. baixei o fogo pra não derramar
    6. deixei uns 2-3min fervendo
    E sejam felizes!

    quinta-feira, 5 de agosto de 2010

    mousse de chocolate perfeito da Fafá

    primeira coisa: não me acostumo a dizer A mousse, desculpem.

    SPOILER: vou falar de leite condensado. não vai na dita receita, mas será mencionado.

    então, mais uma vez chamo uma receita de perfeita (= vencedor, enfim). esse tb tem uma bela história.

    NO MEU ENTENDER, mousse tem q ser AERADO e cremoso. mais ou menos como ficam os de maracujá - mas vcs sabem, mousse de fruta ácida é a maior BARBADA pq a acidez talha o creme de leite e (de alguma forma muito fantástica) FIRMA o leite condensado, é genial. DAÍ QUE esses mousses só precisam do suco ácido, creme de leite e leite condensado.

    e lá estava eu, insatisfeita com as receitas de mousses de chocolate que eu vinha tentando, pq ORA pareciam pudim, ORA mingau etc, quando resolvi me aproveitar do poder das mídias sociais e apelei no twitter, perguntando se alguém teria uma receita perfeita de mousse de chocolate. e a nossa gloriosa Fafá me mandou este email, confiante. só ela me respondeu mas bastou pq de fato ERA perfeito.

    Fafá é minha amiga da fabico, namorada do Ricardo, foi ela q fez pra mim aquele bolo de aniversario q está no meu orkut (2003 feelings).

    ok, voltando. eis a receita dela (q é da mãe dela, na verdade) e em azul minhas observações:


    Mousse de Chocolate

    Ingredientes:
    -3 barras* de chocolate ( 1 meio amargo, 1 ao leite e 1 crocante**) por mim seriam todos meio amargos
    -1 lata de creme de leite*** (temperatura ambiente -  obs pq tem gente que coloca na geladeira)
    - 4 claras (temperatura ambiente) por isso q é bom fazer junto com uma carbonara =D
    - 2 colheres de açucar para cada clara eu dispensaria - Fafs diz q estou MACULANDO a receita da mãezinha dela

    Modo de Preparo

    - Derreter  o chocolate em "banho maria" ensinei Fafá a fazer isso no microondas: 30s e mexe, aí mais 20s e mexe, e assim vai até q tudo derreta****
    -  Quando o chocolate estiver derretido acrescentar o creme de leite. Vai misturando sem se preocupar pq vai parecer q vai dar tdo errado, mas depois fica bonito :)
    - Bater as claras e depois ir acrescentando aos poucos as colheres de açucar (Claras em neve)
    - Misturar as claras em neve com a mistura de chocolate e creme de leite***** (a mistura com chocolate tem q estar fria já)

    colocar na geladeira por umas 4h.

    * como esta receita é do tempo em que todas as barras tinham 200g, antes desse OBA-OBA de uma marca ter 170g, outra 180g... usemos 200g como referência. 

    ** crocante é um que tem escrito "crocante" mesmo, ou algum que tenha coisas crocantes feitas de açúcar (tipo diamante negro), porque tem que ser uma coisa que não AMOLEÇA por estar em contato com o creme, tipo crunch, cuja crocância se deve a flocos de arroz que absorvem o líquido do creme e amolecem.

    *** creme de leite SEM soro. Fafs não escreveu na receita mas no dia que fizemos juntas eu presenciei ela tirando o soro. dica: guarde o soro pra substituir algum líquido em receitas de bolo, pão, sopa, molho.

    **** no microondas não é banho-maria, é só o chocolate mesmo. dá pra colocar ele todo picado no próprio recipiente final. aí põe lá 30s e mexe, etc. quando tiverem sobrado não-derretidos só os meios de cada pedacinho, não volta pro microondas. é só seguir mexendo q o calor do resto vai acabar derretendo estes pedaços. como não sei se ficou claro, reforço: tanto em banho-maria como direto no microondas, sempre colocamos o chocolate todo picado.

    ***** isso vale pra qq receita em que tenhamos que misturar claras em neve no final: MISTURAR NÃO É BATER. é com delicadeza, pro ar todo que entrou nas claras (quando batemos em neve) não sair e todo o efeito NEVE (o CARÁTER aerado da coisa) morrer.

    VALE LEMBRAR q JAMAIS devemos colocar essas coisas no congelador na tentativa de apressar o processo. o q acontece é q as coisas gelam ERRADO, tipo gelatina fica crespa e bizarra, mousses viram um BLOCO de concreto q vai derretendo e ficando liquido, enfim, é fracasso certo. a pressa é inimiga da perfeição: mantra da cozinha.

    quarta-feira, 14 de julho de 2010

    ex-chocolate quente vencedor

    update: o posto de vencedor agora é desse aqui

    aproveitando este frio nunca antes visto por aqui ¬¬ hoje o Marcelo sugeriu que fizéssemos chocolate quente. eu não me interesso muito por coisas lácteas quentes, mas, como ele é um grande fã, desde que CONVIVEMOS eu passei a fazer mingaus e "chocolate quente" - nesse caso eu fazia só um mingau mais ralo e era isso.

    mas hoje resolvi acabar com esta FRAUDE e fui procurar uma receita. quando aparecia AMIDO DE MILHO (vulgo maizena) nos ingredientes eu já ignorava pq mingau eu sei fazer.

    aí achei uma NOÇÃO que pareceu bem sensata - não vou dar os créditos pq era só isso, uma noção, não esta receita com medidas que doravante se chamará

    chocolate quente vencedor #2 da cecilia

    • 1 litro de leite (usei desnatado, vai do GOSTO PESSOAL)
    • 180g de chocolate em barra (usei um garoto 55% cacau, não ficou amargo)
    • 200g de leite condensado

    1. piquei toda a barra de chocolate ANTES de abrir seu INVÓLUCRO, aí não sujei mãos nem desperdicei farelos
    2. coloquei o leite numa panela (minha tia não tem leiteira, fracasso) e esta no fogo
    3. cortei o dito invólucro do chocolate num lado apenas e joguei o chocolate no leite
    4. quando começou a ferver mexi bem com aquele artefato tipo de arame (um batedor de arame?) pro chocolate dissolver bem
    5. baixei o fogo pra não derramar
    6. depois de uns 3min fervendo, coloquei o leite condensado e mexi de novo
    7. deixei ferver mais tipo 1min
    obs.: joguei um pauzinho de canela lá dentro também mas, como não senti gosto nenhum, tanto fez. talvez se eu deixasse alguuuum tempo fervendo funcionasse. mas não tive paciência.

    no fim, depois, na xícara, coloquei uns marshmallows milionários que tem no zaffari e que não derreteram DE TODO. prefiro eles chamuscados mesmo.

    no fundo senti aquele gosto de suor de vaca tradicional do chocolate garoto mas é o que a casa oferece.

    aí cada um pode adaptar suas quantidades de chocolate e leite condensado (e tb os tipos de chocolate) e batizar de chocolate quente vencedor da Anita, chocolate quente vencedor do Rodrigo e cosi via =)