Mostrando postagens com marcador feijão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador feijão. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de março de 2008

Feijão com arroz

Para compensar a total falta de posts, hoje vamos ao que foi a base deste blog: comidinhas do dia-a-dia. E hoje é dia de feijão.

Lembro que fiz meu primeiro feijão lá pelos 13, 14 anos... Minha mãe trabalhava fora e por telefone me deu instruções e prestou o "acompanhamento" para que eu não explodisse a casa.

Bom, com o know how de quem faz feijão há pelo menos 15 anos, lá vai minha receita.


Feijão

Serve: duas pessoas e sobra para a janta.
Tempo de preparo: 1 hora

1. meia xícara de feijão preto de boa qualidade
2. 5 xícaras de água

Limpe o feijão e coloque numa panela de pressão com a água. Depois que a panela começar a chiar, deixe cozinhando por 40 minutos em fogo baixo.

Depois deste tempo abra a panela (coloque a panela em água corrente e espere parar de sair vapor antes abrir, assim evitará acidentes) e mantenha em fogo baixo sem a tampa.

Agora você pode temperar! Para um tempero básico use:

1. um cubo de caldo de bacon
2. três mega pitadas de Fondor
3. mangericão
4. pimenta do reino

Se quizer incrementar, frite algumas calabresas em separado e adicione ao feijão. Eu gosto com bastante caldo, mas você pode deixar fervendo até que fique com o caldo a seu gosto.

Se-gre-do:
Para que o caldo fique com uma certa cremosidade, você pode morrer esmagando alguns grãos e ferver muito o caldo.... OU, adicionar uma colher de chá de maizena dissolvida em um pouco de água. Feijão aguado ninguém merece....