segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Carne para hambúrgueres
Ingredientes
- 500g de carne moída (notas abaixo)
- Caldo de carne líquido (assim que eu achar um bom substituto caseiro, edito a receita)
- Sal e pimenta preta
A carne
Para quem não quer se incomodar, a "Carne Moída de Primeira" do Zaffari até serve. O problema é que ela não tem tanto sabor ou SUCULÊNCIA quanto uma carne escolhida e moída na hora. O melhor é ir num açougue, escolher um pedaço de carne e pedir para moer.
O ideal é alguma carne que tenha gordura por fora. As carnes magras costumam ficar mais secas, e a gordura externa dissolve mais rápido. Minha última tentativa (recomendada) foi Coxão de Dentro, mas ainda tenho que experimentar fazer com Maminha.
Preparação
Em uma tábua, estenda a carne como se fosse uma massa de pizza, até ficar com 1cm de espessura. Tempere toda a superfície com sal e pimenta (pra quem não gosta de experimentar carne crua, a carne estendida é o modo mais VISUAL de saber a quantidade de tempero). Pingue gotas do caldo de carne por toda a superfície da carne. Enrole tudo novamente, começando pelas bordas, até formar uma bola, e amasse tudo com as mãos por uns cinco minutos para distribuir bem o tempero. Corte a carne em 4 pedaços iguais e forme uma bola com cada um deles.
Para fritar, esquente uma frigideira sem óleo, coloque a bola no centro e aperte com uma espátula até ela ficar na forma de um disco com um dedo de espessura. Frite em fogo baixo, furando de vez em quando para ver se não está cru por dentro.
As bolas prontas podem ser congeladas, mas é preciso descongelar bem antes de fritar.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Filé com cogumelos na manteiga
Para compensar a falta de gordura da receita anterior, aqui vai uma bomba.
Ingredientes
- 500g a 700g de filé mignon fatiado para bifes
- 1 bandeja de cogumelos brancos in natura
- 1/2 cebola picada
- 100g de manteiga
- 1 tablete de caldo de carne
- Óleo para fritura
- Sal, páprica vermelha e herbes de provence a gosto
Modo de preparo
Corte os cogumelos em fatias de meio centímetro e coloque-os em uma panela com água, duas colheres (chá) de sal e o caldo de carne. Esquente a panela até a água ferver e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Tempere o filé mignon com sal e e uma camada generosa de páprica. Frite os bifes normalmente, só usando um pouco mais de azeite do que seria aconselhável, para sobrar na frigideira.
Depois que os bifes estiverem prontos (é legal separar em um prato tapado ou deixar no forno, para não esfriarem), refoque a cebola com herbes de provence na mesma frigideira, aproveitando o caldo dos bifes. Quando as cebolas dourarem, acrescente os cogumelos já fervidos e a manteiga. Deixe refogar até o caldo ficar uniforme.
Espalhe os cogumelos com o caldo da frigideira sobre os bifes e sirva com arroz branco.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Capeletti gratinado com filé mignon
Ingredientes:
- Esse molho gorgonzola.
- Uns 700g de filé mignon fatiado para bifes
- 500g de capeletti caseiro
- Duas caixas de molho branco Parmalat
- Bastante queijo ralado
- Sal e pimenta branca
Como fazer:
Antes de tudo preparem o molho gorgonzola, temperem os bifes com sal e pimenta branca e fritem (de preferência mal passados), e cozinhem o capeletti normalmente, temperado só com sal. Espalhem os bifes no fundo de um refratário grande e cubram com o capeletti. Derramem o molho gorgonzola e o molho branco e misturem, mantendo os bifes no fundo. Cubram com uma camada de mais ou menos um dedo de queijo ralado e levem ao forno para gratinar.
Serve:
Umas quatro pessoas bem esfomeadas. Talvez mais.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Filé ao molho de gorgonzola
Mas como eu tinha praticamente crescido com a figura, ela foi promovida a irmã-por-merecimento e passou a ser o meu pouso oficial em Sampa.
Tá, e daí?
Daí que a mãe da Rosa é cozinheira (além de ex-delegada da Polícia Federal), o pai da Rosa é cozinheiro (além de cantor de jazz e música tradicionalista), o padrasto da Rosa é cozinheiro (além de dublador de filmes e voz oficial do canal da Sony) e a Rosa é cozinheira profissional. Já foi professora de culinária e chef em alguns restaurantes, incluindo um francês em Sampa, antes de largar tudo pra ir fazer iluminação e cenografia no teatro. E me ensinou que filé ao molho gorgonzola é um dos pratos mais ridículos de se fazer do mundo. Então vamos ao que interessa.
Esta receita é literalmente a dela, mas eu acrescentei alguns comentários meus:
- meio quilo de filé mignon, fatiado para bife
- 200g de gorgonzola
[Na verdade eu uso umas 350g de gorgonzola, ou um pacote TPZ*]
- duas caixinhas de creme de leite, das pequenas
- caldo de legumes
[Essa é a parte mais chata: eu nunca entendi que caldo é esse. Segundo a Rosa, é um caldo que vem em envelopes (mas não a sopa) pra ser preparado com água e sem sal. Ou eu não entendi muito bem ou o Zaffari não vende, mas tem um da Sazon, que vem numa caixinha cheia de envelopes, que funciona, mesmo sendo um pouco salgado. Quando eu for a Sampa de novo vou pedir pra ela me mostrar que diabos de caldo é esse]
- sal e pimenta branca
[Na falta de pimenta branca, só sal]
Modo de preparo:
Antes de mais nada, façam o caldo de legumes, mas fraquinho. Tipo, se a receita da caixa diz “um envelope para meio litro d’água”, usem meio envelope para meio litro d’água. Nem vale dobrar a água porque a maioria desse caldo vai fora. Se for muito salgado, façam ainda mais aguado. A idéia é que ele não tenha gosto de nada.
Façam uma redução do creme de leite.
[Eu: “Rosa, que diabos é redução?” Rosa: “Deixa ferver até que tenha menos creme de leite que no começo. Uns dois terços. Vai ficar mais consistente” Eu: “Ahhhn... ok”]
Acrescentem o queijo gorgonzola, mexam até derreter e deixem ferver até ficar mais cremoso. Vai cheirar bem. Mas também vai talhar.
Daí entra o pulo do gato: misturem um pouco (bem pouco mesmo) do caldo de legumes. Isso vai desfazer o “talho” (tá, sei lá) e deixar o molho mais uniforme. Na dúvida, coloquem bem pouquinho e, se não funcionar, mais um pouco, até dar certo. Mas o caldo não pdoe deixar gosto no molho.
[Na prática, eu sempre fico com medo de encher desse caldo e estragar o molho, então os meus sempre ficam um pouco talhados no fim. Mas o bom desse molho é que dá pra errar à vontade e ele pode até não ficar tão bonito, mas sempre fica sensacional.]
Temperem os bifes com o sal e a pimenta branca, sem exagero, e fritem como preferirem. Eu sempre faço mal passado. Derramem o molho sobre os bifes no próprio prato, na hora de servir.
Pronto. Pra comer com batata palha, vinho e companhia.
* TPZ - Tamanhão padrão do Zaffari
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Massas de carne multiuso
Complexa:
- Meio quilo de carne moída
- Dois ovos
- Farinha
- Temperos a gosto (recomendo uma combinação de sal, salsinha picada e cebola picada)
Simples:
- Meio quilo de carne moída
- Dois ovos
- Um pacote de creme de cebola (sim, aquelas sopinhas Maggi ou Knorr – mas só fica bom com o creme de cebola, eu tentei outros)
Modo de preparo:
Coloquem a carne e quebrem os ovos numa bacia, e amassem com um garfo, acrescentando a farinha e temperos ou o creme de cebola até ficar consistente.
Pronta a massa. Algumas opções de preparo:
Almôndegas: façam bolas com a massa e deixem cozinhar em fogo baixo com bastante molho de tomate. Para comer: com spaghetti.
Hambúrgueres: preparem a massa em forma de hambúrgueres e fritem, sem óleo. Para comer: em sanduíches, que mais?
Bolo de carne: façam um só bolo com toda a massa e fritem em fogo baixo com pouco azeite e a frigideira tampada. Confesso que sempre que eu tentei fazer isso ele ficou queimado por fora ou cru por dentro ou os dois, mas eu sei que é possível. Já vi dar certo com outras pessoas. Para comer: acompanhado de raviólis com molho de tomate.
Parmegiana: preparem hambúrgueres ligeiramente mais grossos e maiores e fritem - sem óleo. Quando estiver pronto, coloquem todos numa assadeira e cubram com uma camada de presunto, uma ou duas camadas de cheddar fatiado e só uma lambuzada de molho de tomate. Levem ao forno até o queijo derreter. Para comer: com batatas cozidas.
segunda-feira, 24 de março de 2008
carne com cerveja RELOADED
daquela feita que meu pai comentou minha carne com cerveja dizendo "percebi que o bacon não estava milimetricamente fatiado", combinamos que na minha ida seguinte ao seu lar ele faria a carne pra eu poder acompanhar o processo.
foi o que rolou neste sábado à noite.
cá está o segredo dele pra ter bacon milimetricamente fatiado. diz ele que a grossura fica entre 1,2mm e 1,3mm. este é o meu pai =)
fora isso, estou RELOADING totalmente a receita, conforme ele fez e diz que é a original:
tipo 1kg de filé mignon
2 tubos de mostarda daqueles do tamanho corriqueiro - eu diria q dá uns 500g
2 caixas deste bacon aí
umas pitadas de sal
1 cerveja preta pequena
1 cerveja branca (?) pequena
ele pegou o filé e colocou dobrado tipo um V pra caber no seu PIREX oval santa marina, mas estendam conforme couber nos seus pirexes.
tapou todo o filé com a mostarda, fica uma super camada, não hesitem nem esparramem pra fora da carne. aqui vêm umas pitadas de sal, pq segundo ele "hoje em dia" o bacon não é mais tão salgado.
após, tapou toda a mostarda com as fatias de bacon. ressaltou a importância de não deixar mostarda à mostra nesta etapa, pra tudo não desandar na hora de regar.
aí veio a hora da cerveja, totalmente diferente da receita postada por mim antes: ele já jogou as duas cervejas inteiras ali no prato nesta hora. diz ele que a tradição manda fazer jorrarem as duas ao mesmo tempo, uma de cada lado e tal, aquela coisa teatral, mas ele colocou uma de cada vez. mirando a VAZÃO no prato e não na carne, pra não destruir tudo.
e aí, forno a mil.
perguntei a temperatura e ele disse que não sabia.
- mas vê ali no botão do fogão o numerinho
-AHHAHAHAHAHAHAHAHAH e tu acredita nisso??
claro q não acredito mas tenho uma esperança de que todos os fogões sejam desregulados parecidamente... enfim, o numerinho dizia 260-280 graus celsius. mas meu pai disse que é "fogo alto" até as bordinhas do bacon começarem a virar. isso levou 30 minutos pra acontecer, aí ele baixou o fogo e começou a regar o filé cuidadosamente (pra não derrubar os bacons) com a cerveja a cada 15 minutos.
depois de um tempo, tudo começa a se desmanchar mesmo, o bacon cai e tal. mas nessa hora tu não pode mais enxergar mostarda embaixo dele, senão - diz meu pai - é sinal de que desandou tudo e o gosto não vai ser o mesmo.
depois de mais ou menos 2h30 de forno, cervejas + mostarda + sucos da carne devidamente transformados pelo tempo num caldo grosso, ele serviu. fantástico! mas tenho certeza que outras carnes se prestariam até melhor do que o filé.
no fim sobrou muito pouco da carne, éramos 7 + minha sobrinha e tinha vários acompanhamentinhos, mas nada embuchante... tipo se for só a carne e um carboidrato tipo arroz ou batata, acho que esse tanto dá pra 5 ou 6 pessoas.
sucesso!
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
carne com cerveja
não lembro que pedaço eu fiz, mas se o bruno (entendedor) falou em vazio, acho que pode ser.
essa parte da mostarda é igual, como ele falou. mas aí, depois da mostarda, encapamos a carne com fatias finas* de bacon. eu fiz uma caminha de bacon na assadeira, coloquei a carne mostardada e encapei as demais FACES da PEÇA de carne com o bacon.
daí forno. não me pergunte tempo ou temperatura... quando tu viu que a mostarda e o bacon estão secando, dá uma regada com a mistura de 1 cerveja preta com 1 cerveja... branca? enfim, a cerveja "normal". e nisso tu segue ad eternum. secando e molhando, secando e molhando.
uma hora acaba a cerveja e aí tá pronto.
meu tistimunho: usei cervejas de 600ml, parei de molhar depois de umas 2h de forno e sobrou mais da metade!!! resolvi comer logo, tava com fome e não achei que fosse demorar tanto.
talvez o bruno e a juliana possam retocar essa receita. eu fiz bem louca como achei que era, mas não entendo de carne. mesmo assim ficou triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bom! se deus existe, que salve o porco, né, que nos proporciona o bacon e outras maravilhas.
enjoy!
* este foi o comentário do meu pai depois que mandei a foto pra ele:
"Oi Filhota, pela foto deu pra ver que o bacon não estava fatiado milimetricamente,"portanto por FINAS entendam 1mm de largura.
lombo assado com farofa de banana
A banana, melhor fruta do mundo, é muito versátil na cozinha e por isso será o acompanhamento do nosso lombinho.
Para a farofa...
- 3 bananas bem maduras
- 1 colher de sopa de manteiga. Gente, man-tei-ga. Não é margarina.
- 2 xícaras de farinha de mandioca. Ou mais, depende do seu gosto...
Pique as bananas. Eu corto duas vezes na transversal, assim as rodelas já saem picadas em 4 partes. Numa frigideira de teflon (muito importante gente) bem grande, derreta a manteiga e largue as bananas para refogar.
Até que ponto? Até ficarem bem macias, muito macias. Cuidado, é tênue a linha entre bananas macias e purê de banana.
Em seguide acrescente a farofa e refogue até que ela fique tostadinha. Deixe esfriando e vá cuidar do porco!
Para o lombinho...
- 1 lombo de porco (700 gr já está de bom tamanho)
- mangerona, tomilho e orégano
- fondor
- pimenta do reino em pó
- 1 limão
- 2 tabletes de caldo de bacon dissolvidos em uma xícara de água quente
Você vai sujar as mãos, então suje com vontade. Coloque o lombo em uma travessa, tempere primeiro com o Fondor e a pimenta. Amasse bem com mãos, tipo apertando, apertando, etc. Espere só um pouquinho pra fazer charme, em seguide tempere com o limão.
O suco de limão vai ser a base perfeita para que você coloque em seguida, e por todos os lados, os demais temperos e ervas. Fica tudo bem coladinho. Deixe o porco descansar por uns 25 minutos e já aqueça o forno!
Cubra a fôrma com papel alumínio e leve ao forno por 45 min. Depois, pode retirar o papel alumínio e regar o porco com 1/3 do caldo de bacon.
Leve ao forno por mais uns 35 minutos... E neste meio tempo pode ir regando o lombinho com o restante do caldo, aos poucos. Ele vai ficar com uma coloração muito bela.
Obviamente, arroz branco cai bem...
p.s. algumas pessoas podem considerar o prato meio "seco". Neste que sirva com algum molho ou misture maionese com mostarda, coloque num vidro botino com uma folha de hortelã decorativa e já era.
sábado, 9 de fevereiro de 2008
picanha
Sem pressa e na paciência, lá vai minha receita para uma picanha ao forno:
1. uma picanha de 800g caprichada na capa de gordura. Não se preocupe com as calorias...
2. Sal grosso (suficiente para cobrir por completo o belo pedaço de carne)
3. tomilho, mangerona, pimenta e muito alecrim
Coloque todos os temperos em uma travessa, misture bem. Coloque a carne com a capa de gordura para cima e cubra totalmente com o sal grosso e demais ervinhas. Cubra a forma com papel alumínio.
Etapa 1:
Leve ao forno por uns 40 min. Após esse tempo retire o papel alumínio.
Não se assuste! O sal grosso deve ter formado uma crosta sobre a carne, e vai poder ser retirado por inteiro. Vai estar quente, use um pegador grande e retire a "pedra" de sal...
Etapa 2:
Leve novamente ao forno por mais 40 min ou 1 hora (depende do seu gosto para carnes, eu gosto de BEM passada)
Pronto!
Delicioso acompanhado de arroz branco e farofinha Yoki... :)