Mostrando postagens com marcador sobremesas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sobremesas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pudim bem bom

Ontem a minha mãe voltou a ser como nos velhos tempos e me recebeu com janta E refri E sobremesa em casa. Compartilho agora a sobremesa que é TRIDIFÍCIL.

Pudim elegante (eu que dei o nome)
2 latas de leite condensado
3 potes de iogurte desnatado

Mistura os dois ingredientes (não precisa bater), põe na forma de pudim, põe a forma de pudim dentro de um banho-maria e cozinha no bico do fogão por meia hora. Depois põe na geladeira até esfriar e vira. Como ele é uma bomba calórica bem neutra, o tcham vem da calda. A idéia de Donana era fazer uma calda de frutas vermelhas, mas como São Leopoldo é uma cidade que adora não ter as coisas mais simples do mundo, ela não encontrou frutas vermelhas, então pegou uma lata de pêssegos em calda (porque eu adoro), picou e largou por cima. Fica lindo. Recomendo.

Ps. Sim, nós temos uma forte atração por pudins.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Torta de limão

Eu nunca gostei muito de torta de limão, mas quando provei a que minha irmã Gisa fez, fiquei fã. Hoje moramos em cidades diferentes e comer uma boa torta de limão me faz lembrar dela na cozinha, fazendo seus quitutes...

Essa é para vocês queridas amigas ficarem felizes como eu, quando saboreio esta delícia. :)

Para a massa base:
  • 1 pacote de biscoito maisena
  • 1 tablete de manteiga de 100 gramas
Quebre os biscoitos e e coloque no liquidificador aos poucos, triturando bem até ficar uma farofa fina. Coloque numa tigela. Acrescente a manteiga derretida e misture bem (com as mãos). Quando estiver bem uniforme, use a mistura para forrar as laterais e o fundo de uma forma redonda (preferencialmente de vidro) com mais ou menos 25 cm de diâmetro.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 10 minutos, retire depois desse tempo e reserve.

Recheio:
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite sem soro
  • suco de 4 limões (vá colocando e provando, gostamos dele bem ácido, daqueles taiti)
  • raspas de limão para decorar
Cobertura:
  • merengue, bem firme

Coloque todos ingredientes na batedeira ou no liquidificador (menos as raspas de limão e o merengue, são para decorar lembra?) e bata bem. Despeje essa mistura na forma com a massa pré-assada. Coloque merengue em cima e leve ao forno pré-aquecido novamente até dourar o merengue. Desligue e deixe a torta lá até esfriar. Depois deixe na geladeira por cerca de 2 horas.


Foto meramente ilustrativa.

domingo, 2 de março de 2008

Donana e Nigella

Faz tanto tempo que eu não passo por aqui que acumulei vários comentários para fazer.
Primeiro, preciso dizer que no domingo passado fiz a carne sugerida pelo Bruno e foi um sucesso. Abri com a já citada salada do popeye e depois servi o filé mignon (porque eu sou fresca) com o molho de mostarda e purê de batatas. Teve até sobremesa...

Hoje foi a vez de fazer o clássico do Nutri, que eu me recuso de chamar de "frango escabelado", como eles fazem. Para mim é frango com requeijão e batata-palha e ponto. Mantendo a fórmula salada + acompanhamento, servi a boa e velha combinação alface/tomate/cenoura e fiz arroz. E também teve sobremesa.

Como um prato não era meu e o outro é simples demais para ser mencionado neste blog chique, vou compartilhar as receitas das sobremesas. Começo pela da Nigella, nossa inglesa favorita.

Honey semifreddo

100 ml de mel
300 ml de creme de leite
1 ovo
4 gemas

Bater o creme de leite até ficar "levinho". Em um prato em banho-maria, misturar o ovo, as gemas e o mel até ficar uma mistura homogênea (para mim, quando isso aconteceu, se formou uma espuminha por cima; aí desliguei). Despejar os ovos+mel no creme de leite, dar uma batida (com a colher mesmo) até formar um creme amarelo e pôr tudo numa forminha de pão forrada com papel filme. Depois de três horas no freezer, está pronto. Antes de servir, dá para derramar um pouco de mel para decorar.

O nome semifreddo, segundo a Nigella, é por esta sobremesa ser quase um sorvete. Eu gostei, principalmente, da consistência, pois ela não fica com cristaizinhos de gelo, como qualquer receita de sorvete caseiro.


Pudim de leite-condensado da Donana (vulgo, minha mãe)

1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
4 gemas
água + açúcar (para caramelizar)

Bater o leite condensado, o leite e as gemas no liquidificador. Sei que existe uma medida certa para preparar o caramelo, mas eu não lembro qual é. Fiz com uma xícara de água com três colheres de sopa de açúcar. Leva uns bons 15 minutos em fogo alto até que o caramelo comece a se manifestar e em 10 segundos ele pode passar de perfeito a queimado, portanto, esta é a única dificuldade da receita (se é que dá para considerar isso uma dificuldade). Depois de espalhá-lo pela forma, basta despejar o conteúdo do liqüidificador e pôr no forno, em banho-maria (no meu caso, forno elétrico, foi uma hora e meia em uma temperatura de 220 graus). Deixei passar a noite na geladeira e, para virar, dei uma aquecida para o caramelo derreter e se desprender da forma. Sucesso absoluto.