Mostrando postagens com marcador fácil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fácil. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gingerbread men

Sou uma pessoa muito natalina e um belo dia resolvi que tinha que fazer gingerbread men. Minha primeira tentativa foi em 2008 e eu fracassadamente tentei dar a forma de hominho pra eles cortando com uma faca.

 não bom
 mas minha árvore brilhava =D

e ganhei uma cesta da Carina Barlett de presente da minha amiga Fran. Carina em pessoa entregou no meu portão. achei lindo.

Sem falar que esse foi o ano em que o Terra deu uma cesta com mantimentos pra 2 anos de guerra. Então foi um belo Natal apesar do fracasso dos gingerbread men.

Mas aí começou minha saga atrás de cortadores de hominho. Finalmente agora esse ano comprei um que no fim era grande demais pro meu gosto, e esses dias, graças à Carla, minha CONcunhada, que me avisou, comprei esses outros que produziram esses gingerbread men aqui:


Adoro os mini men.

Ainda não tive lá muito sucesso no quesito glacê pra poder decorar comme il faut (ai, deputado Carrion que não me leia...). Quando fiz um glacê real ainda não tinha os cortadores então decorar meros círculos não tinha graça, e o fato dele ter aquele leve gosto de limão me perturba um pouco pq não queria que nada ofuscasse o gengibre... ENFIM, de repente um dia desses faço o glacê dessa receita mesmo (nunca tentei), essa que tenho feito e que foi pedida por INCONTÁVEIS (mentira, uns 6 ou 7) fãs do biscoito.

A receita é essa aqui, e minhas adaptações estão entre parênteses.

Para os biscoitos


  • 3 xícaras (720ml, 390g) farinha de trigo
  • 1/4 colher de chá sal
  • 3/4 colher de chá fermento químico (Royal, Rodrigo)
  • 2 colheres de chá gengibre em pó (antes de resolver comprar gengibre seco em pó, eu ralava gengibre fresco e era sucesso absoluto)
  • 1 colher de chá canela em pó
  • 1/4 colher de chá noz moscada em pó (eu ralo na hora)
  • 1/4 colher de chá cravo em pó (não curto cravo nesse nível então nunca pus)
  • 1/2 xícara (113g) manteiga sem sal, em temperatura ambiente (não sei de onde tiraram este 113g*, eu meço metade da barra de 200g no olho e era isso - embora tenha adquirido recentemente uma fabulosa balança de cozinha no Deal Extreme)
  • 1/2 xícara (100g) açúcar
  • 1 ovo grande (isso é importante, uma vez usei um ovo menor e a massa não ficava LIGADA. aí bati outro ovo e fui adicionando aos poucos até LIGAR)
  • 2/3 xícara (160 ml) melado (eu troco por açúcar mascavo pq nunca tenho melado assim DANDO SOPA em casa. aí acrescento uma colher de água pra emular a umidade do melado se estiver usando o gengibre seco. se estiver usando gengibre fresco, geralmente o CALDINHO que vai junto no ralar já faz esse papel)

* UPDATE: casualmente vendo uma foto descobri de onde vem os tais 113g. É pq equivalem a 4 onças =) q aparentemente é o tablete padrão nos EUA.


Para o glacê

  • 2 xícaras  (230g) açúcar de confeiteiro, peneirado
  • 1/2 xícara (113g) manteiga sem sal, em temperatura ambiente (taí a outra metade do tablete)
  • 1 colher de chá extrato de baunilha (faça em casa com baunilha de verdade, um lixo artificial a menos pra comprar)
  • 1 1/2 colher de sopa leite ou "light cream" (ou seja, leite)
  • Corantes, se desejado


comofas/ biscoitos

Misture numa tigela a farinha, o sal, o fermento e os temperos.

Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar leve e fofo. Adicione o ovo e o melado e bata até tudo estar bem misturado. Aos poucos vá juntando a mistura da farinha e pós até que tudo esteja bem incorporado. Essa parte só rola em batedeiras power, as chinelas não tem força.  Se for esse o caso, faça essa parte de juntar a farinha na mão, com uma colher de pau ou um pão-duro ou a ferramenta que te pareça adequada.

Divida a massa no meio, enrole cada metade num plástico e deixe na geladeira por pelo menos duas horas, ou durante a noite.

Pré-aqueça o forno a 180oC (cento e oitenta graus celsius. pelo que tenho visto, essa é a temperatura padrão pra biscoitos. mas os fornos todos mentem. só sabemos a temperatura real deles se tivermos um termômetro. então boa sorte.) e ponha a grade no meio da altura. Numa superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo numa espessura de tipo 6mm. Eu, o que faço ao invés disso? Abro a massa entre 2 plásticos, aí não suja nem o rolo nem a superfície, nem precisa enfarinhar nada.

Corte os biscoitos, coloque-os nas assadeiras (não precisa untar pq biscoito tem muita manteiga) deixando um espaço de 2 cm entre eles. O que fazia minha mãe na sua áurea (not) época de biscoiteira? Abria e cortava a massa direto na assadeira e depois tirava as rebarbas. Muito prático mas, com essa massa, pelo menos, não achei isso adequado. O açúcar mascavo (ou melado) é muito melado (O RLY?) e a assadeira fica leeeevemente açucarada e esses resíduos queimam.

Se pretende usá-los como enfeite de árvore ou etiqueta de presente (sério, quem desperdiça essa massa fazendo isso???), faça o furo pro cordão nessa hora com um canudo ou palito de churrasquinho ou algo assim.

Asse por tipo de 8 a 12 minutos dependendo do tamanho dos cookies. Eles estão prontos quando estão firmes e as bordas COMEÇANDO a dourar.

Tire os cookies do forno e deixe esfriar por 1 minuto. Eles vão deformar se ficarem tortos nessa hora. Quando estiverem firmes, transfira pra uma grade pra esfriarem totalmente. Na receita diz que podemos pressionar passas, frutas, confeitos e o diabo a quatro pra emular olhos e botões enquanto ainda estão mornos, mas eu não curti esta ideia. Eles ainda dão a superdica de usar o glacê pra colar essa coisas, depois dos cookies frios. Mas QUEM quer essas porcarias em cima dos seus cookies?

comofas o glacê


Na batedeira, bata a manteiga bem batida. Adicione a baunilha. Na velocidade baixa, adicione gradualmente o açúcar. Dê aquela tradicional limpada nas bordas da tigela com o pão-duro. Adicione o leite e bata na velocidade alta até que fique leve e fofo (uns 3 ou 4 minutos). Adicione mais leite se ficou muito seco.

Misture os corantes em porções do glacê e decore com o saco de confeitar. Ou como bem entender, né.

Fim.

Muito bem, agora por favor façam e me mandem pra eu experimentar =D

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

mousse de chocolate perfeito da Fafá

primeira coisa: não me acostumo a dizer A mousse, desculpem.

SPOILER: vou falar de leite condensado. não vai na dita receita, mas será mencionado.

então, mais uma vez chamo uma receita de perfeita (= vencedor, enfim). esse tb tem uma bela história.

NO MEU ENTENDER, mousse tem q ser AERADO e cremoso. mais ou menos como ficam os de maracujá - mas vcs sabem, mousse de fruta ácida é a maior BARBADA pq a acidez talha o creme de leite e (de alguma forma muito fantástica) FIRMA o leite condensado, é genial. DAÍ QUE esses mousses só precisam do suco ácido, creme de leite e leite condensado.

e lá estava eu, insatisfeita com as receitas de mousses de chocolate que eu vinha tentando, pq ORA pareciam pudim, ORA mingau etc, quando resolvi me aproveitar do poder das mídias sociais e apelei no twitter, perguntando se alguém teria uma receita perfeita de mousse de chocolate. e a nossa gloriosa Fafá me mandou este email, confiante. só ela me respondeu mas bastou pq de fato ERA perfeito.

Fafá é minha amiga da fabico, namorada do Ricardo, foi ela q fez pra mim aquele bolo de aniversario q está no meu orkut (2003 feelings).

ok, voltando. eis a receita dela (q é da mãe dela, na verdade) e em azul minhas observações:


Mousse de Chocolate

Ingredientes:
-3 barras* de chocolate ( 1 meio amargo, 1 ao leite e 1 crocante**) por mim seriam todos meio amargos
-1 lata de creme de leite*** (temperatura ambiente -  obs pq tem gente que coloca na geladeira)
- 4 claras (temperatura ambiente) por isso q é bom fazer junto com uma carbonara =D
- 2 colheres de açucar para cada clara eu dispensaria - Fafs diz q estou MACULANDO a receita da mãezinha dela

Modo de Preparo

- Derreter  o chocolate em "banho maria" ensinei Fafá a fazer isso no microondas: 30s e mexe, aí mais 20s e mexe, e assim vai até q tudo derreta****
-  Quando o chocolate estiver derretido acrescentar o creme de leite. Vai misturando sem se preocupar pq vai parecer q vai dar tdo errado, mas depois fica bonito :)
- Bater as claras e depois ir acrescentando aos poucos as colheres de açucar (Claras em neve)
- Misturar as claras em neve com a mistura de chocolate e creme de leite***** (a mistura com chocolate tem q estar fria já)

colocar na geladeira por umas 4h.

* como esta receita é do tempo em que todas as barras tinham 200g, antes desse OBA-OBA de uma marca ter 170g, outra 180g... usemos 200g como referência. 

** crocante é um que tem escrito "crocante" mesmo, ou algum que tenha coisas crocantes feitas de açúcar (tipo diamante negro), porque tem que ser uma coisa que não AMOLEÇA por estar em contato com o creme, tipo crunch, cuja crocância se deve a flocos de arroz que absorvem o líquido do creme e amolecem.

*** creme de leite SEM soro. Fafs não escreveu na receita mas no dia que fizemos juntas eu presenciei ela tirando o soro. dica: guarde o soro pra substituir algum líquido em receitas de bolo, pão, sopa, molho.

**** no microondas não é banho-maria, é só o chocolate mesmo. dá pra colocar ele todo picado no próprio recipiente final. aí põe lá 30s e mexe, etc. quando tiverem sobrado não-derretidos só os meios de cada pedacinho, não volta pro microondas. é só seguir mexendo q o calor do resto vai acabar derretendo estes pedaços. como não sei se ficou claro, reforço: tanto em banho-maria como direto no microondas, sempre colocamos o chocolate todo picado.

***** isso vale pra qq receita em que tenhamos que misturar claras em neve no final: MISTURAR NÃO É BATER. é com delicadeza, pro ar todo que entrou nas claras (quando batemos em neve) não sair e todo o efeito NEVE (o CARÁTER aerado da coisa) morrer.

VALE LEMBRAR q JAMAIS devemos colocar essas coisas no congelador na tentativa de apressar o processo. o q acontece é q as coisas gelam ERRADO, tipo gelatina fica crespa e bizarra, mousses viram um BLOCO de concreto q vai derretendo e ficando liquido, enfim, é fracasso certo. a pressa é inimiga da perfeição: mantra da cozinha.