segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Hambúrguer (ou MacRodrigo, sei lá)
Ingredientes (para um sanduíche)
- 1 pão de hambúrguer
- 1 hambúrguer
- 2 fatias de queijo lanche
- 2 fatias finas de tomate
- 2 folhas de alface americana
- 1 tira de bacon
- Mostarda amarela (eu uso essa - desculpem o site em flash com barulhinhos - ou essa)
- Molho especial (hehe)
Preparo
Se o pão não for recém feito, aqueça-o rapidamente no forno. Corte ao meio na parte mais larga. Passe mostarda na metade de baixo e o molho de cebola na de cima. Coloque uma das fatias de queijo sobre a mostarda.
Corte a tira de bacon na metade e frite (na prórpia gordura) até dourar. Jogue fora o excesso de gordura mas frite o hambúrguer sem lavar a frigideira, para que pegue o gosto do bacon.
Retire o hambúrguer e coloque diretamente sobre o queijo, antes que esfrie. Então monte nessa ordem: a outra fatia de queijo, os dois pedaços de bacon, tomate, alface, a outra metade do pão.
E pronto. Combina com ceva, desde que você não use a palavra "harmonização".
Pão de hambúrguer
Eu sempre fui contra fazer massas (em geral) em casa. Muito trabalho pra algo que pode ser comprado barato. Dito isso, o fato de eu aprender a fazer pães para hambúgueres é um atestado de quanto o pão de hambúrgueres (ou "Pão Bauru Especial") do Zaffari é ruim.
Daí achei essa receita, que é rápida, fácil e muito boa.
Ingredientes
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
Pouco mais de 1/2 xícara de água morna
3 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 a 2 xícaras de farinha
Preparo
Numa tigela grande, dissolva o fermento em água morna. Acrescente o óleo e o açúcar, misture e deixe descansar por 5 minutos.
Misture o ovo, o sal e a farinha e mexa com um garfo até virar uma massa. Coloque-a sobre uma superfície coberta de farinha* e amasse até ficar elástica (ou até parecer com massa de pão).
Separe a massa em seis pedaços iguais e molde em forma de bolas achatadas. Coloque as bolas em uma forma forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano e deixe crescer por 10 minutos, enquanto preaquece o forno a 220° (pra quem acredita nessas coisas).
Leve a forma ao forno, deixando assar por 8-12 minutos ou até a casca começar a dourar.
Rende: 6 porções
Tempo: mais ou menos 1 hora
Adaptado daqui: http://www.tasteofhome.com/Recipes/40-Minute-Hamburger-Buns
quarta-feira, 14 de julho de 2010
pão novo forever
quando congelamos pão, ele descongela no EXATO estado em que se encontrava na hora do congelamento. daí que pra quem gosta de cacetinho isso é o máximo.
quando tiramos um cacetinho do congelador, ele descongela em uns 10-12min em temperatura ambiente. se temos sérios problemas em esperar essa ETERNIDADE, 10-15s no microondas. mas aí varia muito de cada microondas, tamanho do pão e tal, e não garanto o EXATO estado pré-congelamento.
vale pra qq pão - ou pelo menos todos os mais comuns por aqui, inclusive pão de forma fatiado, do qual podemos tirar do congelador só as 2 fatias que vamos usar (no caso do Rodrigo, as 8 fatias). MAS aí ele descongela mais rápido que o cacetinho, atenção.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Torradas com creme de tomate
Um aperitivo, para variar. Inventei isso como uma alternativa ao pão com alho, que a Taís não come, e a gente viciou.
Ingredientes
- 1 baguete ou uns 4 cacetinhos
- 1 tomate médio bem maduro *
- 1/4 de cebola
- Óleo de girassol
- Óleo de oliva
- Sal e orégano a gosto
Utensílio especial: aparelho de caipirinha
Modo de preparo
Corte o pão em fatias mais ou menos da espessura de um dedo. Pique bem as cebolas, coloque no aparelho de caipirinha e esmague até soltar um pouco do caldo. Separe as sementes e a parte de dentro (a mais cremosa) do tomate, misture com as cebolas e esmague bem, até o tomate virar uma pasta. Pique bem a parte de fora do tomate, com as cascas. Quando estiver picado, é a hora certa de ligar o forno em 250 graus (tá, ninguém acredita nisso, então é forno médio) para preaquecer. Misture o tomate no aparelho de caipirinha e esmague bem. O resultado deve ser uma pasta rosada com pedacinhos de cebola e tomate.
Coloque uma camada de óleo de girassol que cubra a mistura, um fio de óleo de oliva e, mais uma vez, esmague tudo até misturar bem. Tempere com sal e orégano a gosto e misture com o esmagador (para acertar o ponto do tempero tem que experimentar, e é bom saber que depois de assado o creme fica um pouco mais salgado do que na hora de temperar).
Com uma colher, espalhe uma camada grossa do creme sobre as fatias de pão. Ponha as fatias lado a lado numa assadeira e leve ao forno. Deixe assar até o pão começar a tostar e/ou o creme perder a aparência de "cru" - não faço idéia do tempo que leva, sempre fiz no olho, mas acho que dá uns 10 minutos.
* Tomate médio: um tomate normal grande, mas não tão grande quanto um tomate gaúcho.





