Mostrando postagens com marcador cogumelos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cogumelos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Filé com cogumelos na manteiga

Para compensar a falta de gordura da receita anterior, aqui vai uma bomba.

Ingredientes

  • 500g a 700g de filé mignon fatiado para bifes
  • 1 bandeja de cogumelos brancos in natura
  • 1/2 cebola picada
  • 100g de manteiga
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Óleo para fritura
  • Sal, páprica vermelha e herbes de provence a gosto

Modo de preparo

Corte os cogumelos em fatias de meio centímetro e coloque-os em uma panela com água, duas colheres (chá) de sal e o caldo de carne. Esquente a panela até a água ferver e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Tempere o filé mignon com sal e e uma camada generosa de páprica. Frite os bifes normalmente, só usando um pouco mais de azeite do que seria aconselhável, para sobrar na frigideira.

Depois que os bifes estiverem prontos (é legal separar em um prato tapado ou deixar no forno, para não esfriarem), refoque a cebola com herbes de provence na mesma frigideira, aproveitando o caldo dos bifes. Quando as cebolas dourarem, acrescente os cogumelos já fervidos e a manteiga. Deixe refogar até o caldo ficar uniforme.

Espalhe os cogumelos com o caldo da frigideira sobre os bifes e sirva com arroz branco.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ingredientes: Cogumelos para rechear

Um dos ingredientes desse post eram os cogumelos brancos grandes, para rechear. Descobri que no mercado público (se eu não me engano era na banca 42, edito o post assim que confirmar isso) eles vendem a versão pequena dos mesmos cogumelos, que também pode ser usada. De qualquer modo, eles também vendem os grandes. Precisa encomendar com umas duas semanas de antecedência, pra que os produtores deixem crescer os cogumelos em vez de colher enquanto estão pequenos. Um pouco incômodo, mas fica a dica. :)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cogumelos refogados com batatas ao bacon

Primeiro post de Paris. :)

Por vários motivos, eu e a Taís fazemos 95% das refeições em casa. Isso, junto com o fato de que os supermercados aqui são MUITO mais legais, significa que a gente tem cozinhado bem mais que o habitual. Entre outras coisas, a Taís inventou um risoto de alho-poró fantástico e nesse fim-de-semana eu finalmente consegui A Bolonhesa Perfeita - coisa que eu procuro há tempos, mas não escrevo a receita até repetir o feito.

A receita do post é uma invenção minha. Recomendo bastante. As fotos são da Taís.

Ingredientes


- 3 cogumelos brancos para rechear
- 3 tomates médios
- meia cebola grande
- 1kg de batatas
- 100g de bacon em cubos
- BASTANTE manteiga
- herbes de provence
- manjericão desidratado
- sal a gosto
- um cubo de caldo de legumes
- presunto cru e cubos de queijo (para decorar)

Preparo

Descasquem e cortem as batatas em pedaços não muito grandes. Coloquem-nas para cozinhar com o caldo de legumes. Elas devem cozinhar até um pouco antes do ponto "bem cozidas" *.

Enquanto as batatas cozinham, cortem os cogumelos em fatias de mais ou menos um centímetro de espessura. Tirem as sementes e a AGÜINHA (morro usando o trema) dos tomates e piquem bem, junto com a cebola. Coloquem os cogumelos em uma vasilha, salguem à gosto e misturem o sal com as mãos.

Esquentem uma frigideira e fritem o bacon com a prórpia gordura, temperando com bastante manjericão. Quando as batatas estiverem cozidas, deixem que elas escorram e derretam um cubo de manteiga na mesma panela. Devolvam as batatas e acrescentem o bacon já frito, cuidando para deixar a gordura dele na frigideira. Misturem tudo, colocando mais manteiga sempre que a coisa começar a ficar seca, até que as batatas comecem a brilhar e se desmanchar.

Enquanto isso, derretam outro cubo de manteiga na frigideira, aproveitando a gordura do bacon. Misturem o tomate e a cebola e deixem refogar até que a cebola comece a mudar de cor.

Misturem as fatias de cogumelo, temperem com pitadas generosas de herbes de provence e deixem refogar, sempre misturando. De tempos em tempos, coloquem mais manteiga, até que se forme um tipo de creme no fundo da frigideira **.

Sirvam as batatas e os cogumelos mais ou menos meio a meio no prato. Decorem com trouxinhas de presunto cru e cubos de queijo, et voilà. Serve três pratos.



* Para testar se batatas cozidas estão protas, é só enfiar um garfo em uma delas. Se ele entrar sem resistência nenhuma, estão "bem cozidas". Nessa receita, elas devem estar um pouco mais duras que isso, ou viram uma papa na hora de colocar a manteiga.

** Usem uma frigideira grande. Como dá pra ver nas fotos, eu não fiz isso e tive que trocar no meio do caminho.