Mostrando postagens com marcador hambúrgueres. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador hambúrgueres. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hambúrguer (ou MacRodrigo, sei lá)


Ingredientes (para um sanduíche)

- 1 pão de hambúrguer
- 1 hambúrguer
- 2 fatias de queijo lanche
- 2 fatias finas de tomate
- 2 folhas de alface americana
- 1 tira de bacon
- Mostarda amarela (eu uso essa - desculpem o site em flash com barulhinhos - ou essa)
- Molho especial (hehe)

Preparo

Se o pão não for recém feito, aqueça-o rapidamente no forno. Corte ao meio na parte mais larga. Passe mostarda na metade de baixo e o molho de cebola na de cima. Coloque uma das fatias de queijo sobre a mostarda.


Corte a tira de bacon na metade e frite (na prórpia gordura) até dourar. Jogue fora o excesso de gordura mas frite o hambúrguer sem lavar a frigideira, para que pegue o gosto do bacon.


Retire o hambúrguer e coloque diretamente sobre o queijo, antes que esfrie. Então monte nessa ordem: a outra fatia de queijo, os dois pedaços de bacon, tomate, alface, a outra metade do pão.


E pronto. Combina com ceva, desde que você não use a palavra "harmonização".

Carne para hambúrgueres

Há muito tempo eu decidi que os hambúrgueres Sadia (ou similares) simplesmente não valiam o esforço e comecei a preparar a carne eu mesmo. No começo eu colocava vários temperos, incluindo ovo e tomate, mas aos poucos fui tirando tudo e deixando só a carne. A última receita é essa:

Ingredientes
- 500g de carne moída (notas abaixo)
- Caldo de carne líquido (assim que eu achar um bom substituto caseiro, edito a receita)
- Sal e pimenta preta

A carne

Para quem não quer se incomodar, a "Carne Moída de Primeira" do Zaffari até serve. O problema é que ela não tem tanto sabor ou SUCULÊNCIA quanto uma carne escolhida e moída na hora. O melhor é ir num açougue, escolher um pedaço de carne e pedir para moer.

O ideal é alguma carne que tenha gordura por fora. As carnes magras costumam ficar mais secas, e a gordura externa dissolve mais rápido. Minha última tentativa (recomendada) foi Coxão de Dentro, mas ainda tenho que experimentar fazer com Maminha.

Preparação

Em uma tábua, estenda a carne como se fosse uma massa de pizza, até ficar com 1cm de espessura. Tempere toda a superfície com sal e pimenta (pra quem não gosta de experimentar carne crua, a carne estendida é o modo mais VISUAL de saber a quantidade de tempero). Pingue gotas do caldo de carne por toda a superfície da carne. Enrole tudo novamente, começando pelas bordas, até formar uma bola, e amasse tudo com as mãos por uns cinco minutos para distribuir bem o tempero. Corte a carne em 4 pedaços iguais e forme uma bola com cada um deles.

Para fritar, esquente uma frigideira sem óleo, coloque a bola no centro e aperte com uma espátula até ela ficar na forma de um disco com um dedo de espessura. Frite em fogo baixo, furando de vez em quando para ver se não está cru por dentro.

As bolas prontas podem ser congeladas, mas é preciso descongelar bem antes de fritar.