Mostrando postagens com marcador entradas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador entradas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Muzzarela e presunto ao pesto

Essa receita foi copiada descarad inspirada em uma entrada que a gente comeu num bistrô daqui. Fácil de fazer, rápida e boa. O prato tinha um nome DE VERDADE, mas eu esqueci.

Ingredientes

- Muzzarela não fatiada
- Presunto fatiado
- Pesto pronto (o da Barilla é ótimo)
- Azeite de oliva

Não lembro bem das quantidades. O presunto e o azeite podem ser decididos no olho, mas para uma muzzarela do tamanho dessa da foto eu usei uns 60g do pesto - o pote inteiro tem 190g.

Modo de preparo

Coloquem o pesto em uma panela e cubram de azeite de oliva. Deixem esquentar até que ele comece a meio que ferver/fritar.

Enquanto o pesto esquenta, cortem a muzzarela em fatias grossas e o presunto em quadrados. Num refratário, alternem camadas de muzzarela e presunto mais ou menos da mesma espessura - eu usei umas 4 fatias de presunto para cada uma de muzzarela. No fim, cortem tudo ao meio no sentido do comprimento.

Preaqueçam o forno numa temperatura alta. Espalhem o pesto já quente sobre a muzzarela e o presunto.

Levem ao forno até que o queijo comece a derreter. E pronto. Serve umas quatro pessoas, desde que elas tenham uma refeição depois. Sirvam o queijo e o presunto e espalhem por cima o molho que ficar no fundo do refratário.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

hummus bi tahini

Como este blog é muito fino, hoje temos a participação internacional da minha amiga Laura, direto da forte concentração judaica de Buenos Aires. Reproduzo abaixo, na íntegra e com mais umas firulas:

shalom!!!

ai vai a receitinha do hummus.

  • 1 xicara de grao-de-bico
  • 3 colheres de tahina (pasta de gergelim)
  • 1 dente de alho
  • suco de limão
  • sal
  • páprica e salsa para decorar

*as medidas sao aproximadas, já que sempre faço no olho e vou provando pra ver como fica.


Bater o grão-de-bico cozido no liquidificador com um pouco de água (bem pouco), misturar com a tahina, o alho (o mais moído possìvel) e o sal. Ir acresentando suco de limão até chegar à consistência desejada (de pasta); se preferir, pode ser uma parte de suco e outra de água.

Jogar um pouco de azeite de oliva, a páprica e a salsa por cima comer com pão árabe, de preferência quente (uns minutinho no forno).

------------------------------------------------------------------------------------

Gente, muito comi isso quando visitei Laura e eu recomendo, uma delícia a qualquer hora do dia.

Você não precisa se preocupar: pode ficar uns dias na geladeira sem estragar.

-------------------------------------------------------------------------------------

Agora pausa para o Telecurso 200o! Afinal, hummus, humus ou homus? Descubra agora: vai estudar, vai...