quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Torradas com creme de tomate

Um aperitivo, para variar. Inventei isso como uma alternativa ao pão com alho, que a Taís não come, e a gente viciou.

Ingredientes

Utensílio especial: aparelho de caipirinha

Modo de preparo

Corte o pão em fatias mais ou menos da espessura de um dedo. Pique bem as cebolas, coloque no aparelho de caipirinha e esmague até soltar um pouco do caldo. Separe as sementes e a parte de dentro (a mais cremosa) do tomate, misture com as cebolas e esmague bem, até o tomate virar uma pasta. Pique bem a parte de fora do tomate, com as cascas. Quando estiver picado, é a hora certa de ligar o forno em 250 graus (tá, ninguém acredita nisso, então é forno médio) para preaquecer. Misture o tomate no aparelho de caipirinha e esmague bem. O resultado deve ser uma pasta rosada com pedacinhos de cebola e tomate.

Coloque uma camada de óleo de girassol que cubra a mistura, um fio de óleo de oliva e, mais uma vez, esmague tudo até misturar bem. Tempere com sal e orégano a gosto e misture com o esmagador (para acertar o ponto do tempero tem que experimentar, e é bom saber que depois de assado o creme fica um pouco mais salgado do que na hora de temperar).

Com uma colher, espalhe uma camada grossa do creme sobre as fatias de pão. Ponha as fatias lado a lado numa assadeira e leve ao forno. Deixe assar até o pão começar a tostar e/ou o creme perder a aparência de "cru" - não faço idéia do tempo que leva, sempre fiz no olho, mas acho que dá uns 10 minutos.



* Tomate médio: um tomate normal grande, mas não tão grande quanto um tomate gaúcho.

Nenhum comentário: